Hoje eu trago especialmente para vocês, atividades interativas para educação infantil - dia das mães, este lindo modelo de cartão para o dia das mães , no jeito de imprimir, colorir e recortar.
No Brasil, a comemoração é celebrada no segundo domingo do mês de maio. Nesse dia, é comum as pessoas oferecerem presentes às suas mães e enviarem mensagens de amor.
Foi neste sentido, que eu resolvi produzir esta atividade educativa, para que os pequenos possam conhecer a palavra MAMÃE, através de desenhos com as letras iniciais, com frases curtas, que resultarão em um lindo cartão.
Composição do livrinho
➤No livrinho contém a capa com os dizeres: Para a Mamãe. Beijos de.. para que o aluno possa escrever o nome dele.
➤Primeira página com a letra M: Meu doce moranguinho. Este é um sentido figurativo da palavra doce. A mamãe sabe adoçar a nossa vida, com tanto amor e ternura.
➤Segunda página com a letra A: Meu anjinho protetor. A mamãe é o nosso anjo que vive a todo instante nos protegendo de tudo e de todos.
➤Terceira página com a letra M: Minha bela margarida. Antigamente, a margarida era considerada a flor das donzelas e ainda hoje simboliza a juventude, o amor inocente e a sensibilidade. Esta delicada flor também representa a pureza, a paz, a bondade e afeto.
➤Quarta página com a letra A: Meu lindo arco-íris. O arco-íris é um fenômeno natural que simboliza renovação, esperança e é o elemento de ligação entre o céu e a terra. É uma verdadeira obra prima do nosso Criador.
➤Quinta página com a letra E: Minha estrela preferida. A mamãe é a luz da nossa vida, que nos guia nos melhores caminhos.
Os alunos vão colorir o coração, símbolo do amor, e todos os outros desenhos, em seguida recortar e colar as páginas na lateral esquerda do coração.
Vale lembrar a importância da tesoura para a criança, o trabalho com a motricidade refinada com crianças que estão prestes entrar na educação infantil, que é considerado pré-requisito extremamente necessário para beneficiar a criança no processo de alfabetização.
As tesouras utilizadas pelas crianças devem ter as pontas arredondadas, pois evitam que a criança produza um furo na pele durante o corte. Porém, não devemos esquecer que a lâmina da tesoura é capaz de machucar uma criança que esteja utilizando inadequadamente este instrumento de corte.
Convém destacar que o uso da tesoura desenvolve muito mais do que a coordenação motora fina.
Ao aprender a usá-la de modo correto os pequenos também desenvolvem uma série de habilidades motoras e cognitivas como:
➤Estabilidade postural
➤Percepção visual
➤Coordenação visomotora
➤Integração bilateral
➤Orientação espacial
➤Consciência corporal
➤Força muscular.
O processo de aquisição da linguagem escrita na criança não inicia na alfabetização, a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, entre outros.
Segundo Barreto (2000), O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da lateralidade e do ritmo.
O processo de aquisição da linguagem escrita na criança não inicia na alfabetização, a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, entre outros.
Segundo Barreto (2000), O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da lateralidade e do ritmo.
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário