Hoje eu trago para vocês estas atividades interativas para educação infantil - dia das crianças, para que os alunos possam realizar a coordenação motora através de coloridos e recortes desta linda peteca.
O dia das crianças é comemorado no dia 12 de outubro e elas gostam muito de brinquedos variados. A peteca é um dos brinquedos que as crianças gostam.
O processo de identificar o nome das cores se da a partir dos 16-18 meses. Nessa fase, o bebê mantém a atenção no que lhe falamos ou mostramos. Ao dizer “bola azul” ou “lápis vermelho”, facilitamos o aprendizado.
A cor é uma das primeiras características que a criança percebe e que diferencia os objetos e coisas ao seu redor. A cor não somente é uma tonalidade, mas também, parte da constituição/identidade do meio e seus componentes.
Objetivos:
➤Identificar e reconhecer as cores;
➤Nomear as cores;
➤Desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração e interpretação;
➤Desenvolver o raciocínio lógico;
➤Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
➤Trabalhar a linguagem oral e escrita;
Trabalhar em equipe;
➤Ofertar conhecimento de mundo, verificando a existência do saber na realidade.
Vale lembrar a importância da tesoura na educação infantil, o trabalho com a motricidade refinada com crianças que estão prestes entrar na educação infantil, que é considerado pré-requisito extremamente necessário para beneficiar a criança no processo de alfabetização.
O dia das crianças é comemorado no dia 12 de outubro e elas gostam muito de brinquedos variados. A peteca é um dos brinquedos que as crianças gostam.
As cores estão presentes na vida, desde quando nascemos e o bebê desde bem pequeno começa a explorar o mundo, por isto, os alunos terão que ficar bem atentos nesta atividade sobre cores na educação infantil - percepção visual.
Como as crianças aprendem as cores?
O processo de aprendizagem das cores segue três fases:
1. A criança é capaz de perceber as cores sem distingui-las.
2. Distingue as cores e reconhece que são diferentes. À base de repetir o nome de uma cor e ensinar-lhe objetos que contenham a mesma cor, aprenderá a distingui-las.
3. É capaz de comparar e relacionar dois objetos da mesma cor, graças ao processo natural evolutivo de amadurecimento cognitivo.
A cor é uma das primeiras características que a criança percebe e que diferencia os objetos e coisas ao seu redor. A cor não somente é uma tonalidade, mas também, parte da constituição/identidade do meio e seus componentes.
Objetivos:
➤Identificar e reconhecer as cores;
➤Nomear as cores;
➤Desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração e interpretação;
➤Desenvolver o raciocínio lógico;
➤Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
➤Trabalhar a linguagem oral e escrita;
Trabalhar em equipe;
➤Ofertar conhecimento de mundo, verificando a existência do saber na realidade.
Vale lembrar a importância da tesoura na educação infantil, o trabalho com a motricidade refinada com crianças que estão prestes entrar na educação infantil, que é considerado pré-requisito extremamente necessário para beneficiar a criança no processo de alfabetização.
Convém destacar que o uso da tesoura desenvolve muito mais do que a coordenação motora fina.
Ao aprender a usá-la de modo correto os pequenos também desenvolvem uma série de habilidades motoras e cognitivas como:
Ao aprender a usá-la de modo correto os pequenos também desenvolvem uma série de habilidades motoras e cognitivas como:
➤Estabilidade postural
➤Percepção visual
➤Coordenação visomotora
➤Integração bilateral
➤Orientação espacial
➤Consciência corporal
➤Força muscular.
O processo de aquisição da linguagem escrita na criança não inicia na alfabetização, a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, entre outros.
Segundo Barreto (2000), O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da lateralidade e do ritmo.
Roteiro de atividades propostas:
- Iniciar a atividade perguntando se tem algum aluno na sala de aula, que tem o nome que começa com a letra P de peteca e escrever no quadro.
- Observar o número de alunos e em seguida o número de letras existentes em cada nome.
- Perguntar nomes de brinquedos que eles mais gostam.
- Levar uma peteca dentro de uma caixa de novidades, juntamente com o desenho desta peteca que será confeccionada por eles.
- Apresentar a peteca e em seguida identificar as cores e as sílabas de cada pena.
- Formar possíveis palavrinhas com esta família silábica. Ex: PAPO - PIPA - PAPA - PIPI - PÉ - PÁ - PEPA , etc...
- Distribuir as petecas para serem coloridas, lembrando que deverão colorir 2 petecas da mesma cor, para que depois de prontas, possam identificar as penas iguais. (percepção visual).
- Dica: usar palito de picolé dentro das penas, para que elas fiquem bem firmes, para serem colocadas na base facilmente.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
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