Hoje eu trago para vocês estas atividades com vogais para educação infantil.
São atividades com junções de vogais ou encontros vocálicos.
Objetivos:
➤Identificar os encontros vocálicos;
➤Saber ler as palavras formadas nos textos e atividades;
➤Despertar o interesse pelas palavras, escrita e leitura.
Falar com os alunos que, quando juntamos as vogais, elas formam palavras. Escrever no quadro os encontros vocálicos:
Contar-lhes a seguinte história:
HISTÓRINHA DAS VOGAIS
Adaptação do livro: História das cinco vogais de LUÍSA DUCLA SOARES e MANUELA BACELAR.
Era uma vez três pauzinhos, dois grandes e um pequenino que viviam separados e muito tristes. Um dia eles se encontraram, se juntaram e formaram a letra A.
Assim, ficaram todos contentes,pois nunca mais estiveram sozinhos. Outros pauzinhos vendo aquela alegria também resolveram se juntar, mas será que outra letrinha eles conseguiriam formar?
– Tenho três perninhas, todas para a direita, sou uma letrinha, muito bem-feita.
A letrinha A ficou toda contente porque já tinha o seu amigo E alguém com quem brincar. Nisto chegou um pauzinho muito fininho que mais parecia uma palhinha.
– Eu sou o I.
De repente viram qualquer coisa a rolar:
– Será uma bola?
– Será uma roda?
– Será um ovo? Oh, oh, oh, mas o que será?
– Eu sou o O
Sentaram-se cada uma em sua cadeira, mas o O rolava de um lado para o outro e propôs fazer uma corrida. O A não conseguia correr porque o tracinho do meio não deixava. O E bem queria correr, mas como tinha as três perninhas para a direita não conseguia correr para a esquerda. O I como só tinha uma perna coxeava. Então o O querendo resolver o problema, foi buscar outro O e transformaram-se numa bicicleta. Assim o A E I colocaram-se umas em cima das outras no banco da bicicleta. Foi então que ouviram um barulho U U U que parecia um lobo a uivar.
A – Gritou o A
E – Chorou o E
I – Guinchou o I
O – Exclamou o O
Mas continuavam ouvindo U U U.
– Sou o U. Uma letra uma letrinha muito especial comigo se escrevem palavras muito legais como urso e uva.
Foi aí que eu percebi: A E I O U SÃO CINCO LETRINHAS, SÃO AS CINCO VOGAIS.
Então as cinco vogais tão felizes por formarem um grupo, foram comemorar fazendo uma brincadeira. O A escondeu-se na Árvore. O E escondeu-se na Erva. O I nadou até a Ilha. O O escondeu-se nos Óculos do Sr Manuel. O U num cacho de Uvas. Desde então, as vogais nunca mais saíram de nossas vidas elas se encaixam em quase todas as palavras para sempre nos lembrarmos do quanto elas são divertidas.
Falar aos alunos que, quando juntamos as vogais, elas formam palavras.
Objetivos:
➤Identificar os encontros vocálicos;
➤Saber ler as palavras formadas nos textos e atividades;
➤Despertar o interesse pelas palavras, escrita e leitura.
Falar com os alunos que, quando juntamos as vogais, elas formam palavras. Escrever no quadro os encontros vocálicos:
HISTÓRINHA DAS VOGAIS
Adaptação do livro: História das cinco vogais de LUÍSA DUCLA SOARES e MANUELA BACELAR.
Era uma vez três pauzinhos, dois grandes e um pequenino que viviam separados e muito tristes. Um dia eles se encontraram, se juntaram e formaram a letra A.
Assim, ficaram todos contentes,pois nunca mais estiveram sozinhos. Outros pauzinhos vendo aquela alegria também resolveram se juntar, mas será que outra letrinha eles conseguiriam formar?
– Tenho três perninhas, todas para a direita, sou uma letrinha, muito bem-feita.
A letrinha A ficou toda contente porque já tinha o seu amigo E alguém com quem brincar. Nisto chegou um pauzinho muito fininho que mais parecia uma palhinha.
– Eu sou o I.
De repente viram qualquer coisa a rolar:
– Será uma bola?
– Será uma roda?
– Será um ovo? Oh, oh, oh, mas o que será?
– Eu sou o O
Sentaram-se cada uma em sua cadeira, mas o O rolava de um lado para o outro e propôs fazer uma corrida. O A não conseguia correr porque o tracinho do meio não deixava. O E bem queria correr, mas como tinha as três perninhas para a direita não conseguia correr para a esquerda. O I como só tinha uma perna coxeava. Então o O querendo resolver o problema, foi buscar outro O e transformaram-se numa bicicleta. Assim o A E I colocaram-se umas em cima das outras no banco da bicicleta. Foi então que ouviram um barulho U U U que parecia um lobo a uivar.
A – Gritou o A
E – Chorou o E
I – Guinchou o I
O – Exclamou o O
Mas continuavam ouvindo U U U.
– Sou o U. Uma letra uma letrinha muito especial comigo se escrevem palavras muito legais como urso e uva.
Foi aí que eu percebi: A E I O U SÃO CINCO LETRINHAS, SÃO AS CINCO VOGAIS.
Então as cinco vogais tão felizes por formarem um grupo, foram comemorar fazendo uma brincadeira. O A escondeu-se na Árvore. O E escondeu-se na Erva. O I nadou até a Ilha. O O escondeu-se nos Óculos do Sr Manuel. O U num cacho de Uvas. Desde então, as vogais nunca mais saíram de nossas vidas elas se encaixam em quase todas as palavras para sempre nos lembrarmos do quanto elas são divertidas.
Falar aos alunos que, quando juntamos as vogais, elas formam palavras.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
SIGA-ME NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/dicasparaomaternal.blogspot.com.br/ Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @espaçomaternal
ATIVIDADES COM VOGAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Reviewed by Adiléa Generoso
on
sábado, fevereiro 01, 2020
Rating:
Nenhum comentário: