Boa tarde amigos. Vejam estas atividades que eu acabei de criar sobre cores na educação infantil - percepção visual.
O aluno nesta faixa etária precisa de várias estratégias de ensino e de jogos pedagógicos, para que possa assimilar as diversas cores existentes no seu cotidiano.
As cores estão presentes na vida, desde quando nascemos e o bebê desde bem pequeno começa a explorar o mundo.
Como as crianças aprendem as cores?
O processo de aprendizagem das cores segue três fases:
1. A criança é capaz de perceber as cores sem distingui-las.
2. Distingue as cores e reconhece que são diferentes. À base de repetir o nome de uma cor e ensinar-lhe objetos que contenham a mesma cor, aprenderá a distingui-las.
3. É capaz de comparar e relacionar dois objetos da mesma cor, graças ao processo natural evolutivo de amadurecimento cognitivo.
O processo de identificar o nome das cores se da a partir dos 16-18 meses. Nessa fase, o bebê mantém a atenção no que lhe falamos ou mostramos. Ao dizer “bola azul” ou “lápis vermelho”, facilitamos o aprendizado.
A cor é uma das primeiras características que a criança percebe e que diferencia os objetos e coisas ao seu redor. A cor não somente é uma tonalidade, mas também, parte da constituição/identidade do meio e seus componentes.
Objetivos:
➤Identificar e reconhecer as cores;
➤Nomear as cores;
➤Desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração e interpretação;
➤Desenvolver o raciocínio lógico;
➤Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
➤Trabalhar a linguagem oral e escrita;
Trabalhar em equipe;
➤Ofertar conhecimento de mundo, verificando a existência do saber na realidade.
A cor é uma das primeiras características que a criança percebe e que diferencia os objetos e coisas ao seu redor. A cor não somente é uma tonalidade, mas também, parte da constituição/identidade do meio e seus componentes.
Objetivos:
➤Identificar e reconhecer as cores;
➤Nomear as cores;
➤Desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração e interpretação;
➤Desenvolver o raciocínio lógico;
➤Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
➤Trabalhar a linguagem oral e escrita;
Trabalhar em equipe;
➤Ofertar conhecimento de mundo, verificando a existência do saber na realidade.
Existem diversas atividades sobre correspondências de cores, jogos, brincadeira e é por este motivo que criei estas atividades para auxiliar os alunos na identificação e assimilação das cores.
Dicas para impressão das atividades
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário