É tempo de volta às aulas e achei pertinente criar estas orientações básicas para o início do ano letivo, pois surgem muitas preocupações por parte de alguns professores, pensam nas possíveis atividades para trabalhar no primeiro dia de aula e quais atividades de alfabetização devem ser planejadas.
Neste sentido, citarei algumas sugestões de atividades, que poderão ser feitas com os alunos:
➧ Nunca iniciar a aula passando ou cobrando atividades no quadro, com o objetivo de observar ou diagnosticar a aprendizagem dos alunos.
➧Não mostre o seu autoritarismo, sem conversar com os alunos. O ideal é que juntos professor(a) e alunos construam os combinados para a sala de aula. Converse com eles, sobre várias questões que serão importantes para que de fato, ocorra a aprendizagem dos conteúdos.
➧ Deixe os alunos seguros, tranquilos e demonstre sempre o seu carinho e apoio a todo instante.
➧Não mostre o seu autoritarismo, sem conversar com os alunos. O ideal é que juntos professor(a) e alunos construam os combinados para a sala de aula. Converse com eles, sobre várias questões que serão importantes para que de fato, ocorra a aprendizagem dos conteúdos.
➧ Deixe os alunos seguros, tranquilos e demonstre sempre o seu carinho e apoio a todo instante.
➧Mostre para eles que, o seu papel é o de mediador do conhecimento. Na sala de aula, tem que haver a troca destes conhecimentos.
➧Selecione atividades prazerosas como caça-palavras, passatempos, autoditados, jogos, contação de histórias, etc...
➧ Proporcione aos alunos, momentos para diálogos, trocas de conversas informais.
➧ Nunca passe tarefas de casa, que eles não consigam resolver sozinhos, pois afinal, o dever é para o aluno e não para os pais. Nunca cobre do aluno um dever, de uma matéria que ainda não foi introduzida em sala de aula.
➧ Valorize cada atividade realizada, elogie, cole adesivos de incentivos, para que o aluno sinta-se cada vez mais seguro e entusiasmado.
➧ Escolha os ajudantes do dia, para apoiar nas tarefas em sala de aula.
➧ Deixe os alunos que não possuem dificuldade de aprendizagem, ajudar o coleguinha que tem mais dificuldade. Esta é uma intervenção pedagógica que ajuda bastante e eu sempre fiz isto em minha sala de aula.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário