Olá amigos, eu achei super interessante este texto sobre a motivação profissional, como isto reflete na aprendizagem. Um educador motivado pela vocação forma alunos dotados de autodisciplina e organização...
"O Educador sem vocação não difere de um cego em terreno desconhecido, sem bengala, sem guia, sem direção..."
O exemplo pessoal do bom docente é uma permanente fonte de motivação para todos...
Os professores estão sempre se perguntando sobre o que devem fazer para que os alunos realmente aprendam.
Segundo o dicionário Silveira Bueno, motivação quer dizer exposição de motivos ou causas; animação; entusiasmo. Através dessas definições, pode-se constatar que estar motivado é estar animado, entusiasmado. Para isso, é necessário ter motivos para se chegar a esse estado.
Qualquer coisa que se faça na vida, é necessário primeiro a vontade de realizá-la, senão nada acontece. Isso também ocorre na educação.
Educação requer Ação e como resultado dessa ação, há o APRENDIZADO. Mas para que se realize a ação e esta resulte no aprendizado é necessário, inicialmente, que haja a VONTADE, nesse caso, a vontade de aprender.
O professor deve descobrir estratégias, recursos para fazer com que o aluno queira aprender, em outras palavras, deve fornecer estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender.
Como por exemplo:
Educação requer Ação e como resultado dessa ação, há o APRENDIZADO. Mas para que se realize a ação e esta resulte no aprendizado é necessário, inicialmente, que haja a VONTADE, nesse caso, a vontade de aprender.
O professor deve descobrir estratégias, recursos para fazer com que o aluno queira aprender, em outras palavras, deve fornecer estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender.
Como por exemplo:
- Dar tratamento igual a todos os alunos;
- Aproveitar as vivências que o aluno já tem e traz para a escola no momento de montar o currículo, incluir temas que tenham relação, isto é, estejam ligados à realidade do aluno, a sua história de vida, respeitando a sua vida social, familiar;
- Mostrar-se disponível para o aluno, ou seja, mostrar que ele pode contar sempre com o professor;
- Ser paciente e compreensivo com o aluno;
- Procurar elevar a auto-estima do aluno, respeitando-o e valorizando-o;
- Utilizar métodos e estratégias variadas e propostas de atividades desafiadoras; Mostrar-se aberto e afetivo para e com o aluno;
- "Acolher" realmente o aluno;
- Dar carinho e limites na medida certa e no momento adequado; Manter sempre um bom relacionamento com o aluno, e consequentemente, um clima de harmonia;
- Fazer de cada aula um momento de real reflexão;
- Ter expectativas positivas acerca do aluno;
- Saber ouvir o aluno;
- Não ridicularizá-lo jamais;
- Amar muito o que faz, a sua profissão de professor;
- Mostrar para o aluno que ele pode fazer a DIFERENÇA, isto é, que ele tem o seu lugar e o seu valor no mundo;
- Amar muito o que faz, a sua profissão de professor;
- Mostrar para o aluno que ele pode fazer a DIFERENÇA, isto é, que ele tem o seu lugar e o seu valor no mundo;
- Perceber que ele, o professor, pode fazer a DIFERENÇA, para o aluno;
- O professor deve ensinar o aluno a ser ético e crítico, mostrando a ele que a crítica é boa, desde que feita de maneira adequada e que a ética é fundamental em qualquer relacionamento humano, em qualquer ambiente: Familiar, Social, Escolar, entre outros.
Texto Revisado: Março de 2018
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