Olá amigos, hoje eu trago para vocês este artigo: explorando nomes através dos crachás dos alunos. É sempre muito bom e importante o uso de crachás em sala de aula de educação infantil.
O crachá para educação infantil é uma ferramenta comumente utilizada por professores para identificar os alunos e estimular a integração dos mesmos ao ambiente escolar e aos seus novos companheiros de sala de aula. Ao ser implantado de forma didática os alunos podem se adaptar da melhor forma possível a nova rotina na escola. Os crachás devem constar o nome da instituição, do aluno, dos pais, professores, série e número de contato.
Benefícios de usar o crachá na escola:
- Segurança para o aluno;
- Controle do fluxo de saída e entrada dos alunos;
- Evita a entrada de pessoas desconhecidas na escola.
Os alunos precisam:
O crachá para educação infantil é uma ferramenta comumente utilizada por professores para identificar os alunos e estimular a integração dos mesmos ao ambiente escolar e aos seus novos companheiros de sala de aula. Ao ser implantado de forma didática os alunos podem se adaptar da melhor forma possível a nova rotina na escola. Os crachás devem constar o nome da instituição, do aluno, dos pais, professores, série e número de contato.
Benefícios de usar o crachá na escola:
- Segurança para o aluno;
- Controle do fluxo de saída e entrada dos alunos;
- Evita a entrada de pessoas desconhecidas na escola.
Os alunos precisam:
- Diferenciar letras do alfabeto, escrever palavras/nomes;
- Escrever o próprio nome em um contexto de comunicação real, ou seja, identificar trabalhos, material escolar, etc.
Estas atividades de alfabetização devem acontecer no início do ano letivo, 2 a 3 aulas, com duração aproximada de 40 minutos.Os alunos precisam saber para que servem os crachás e em que ocasiões eles terão que usar: excursão, em sala de aula, no início do ano, campeonatos esportivos fora da escola etc.
O(a) professora deverá fazer um cartaz relacionando os nomes dos alunos, com a letra maiúscula (caixa alta). Em seguida vai fixar o cartaz em um local bem visível na sala de aula.
Feito isto, deverá ler os nomes do cartaz, para que os alunos saibam todos os nomes ali existentes. Inicialmente ele(a) vai mostrar modelos de crachás e solicitar que busquem informações em casa: se os pais, irmãos, avós que trabalham fazem uso do crachá.
O(a) professor(a) vai confeccionar, recortar e distribuir um cartão do tamanho de uma crachá para cada aluno. Vai prender um barbante para que, depois de pronto, os alunos possam usá-lo, lembrando que os alunos que tem o mesmo nome deverão preencher o segundo nome, com a letra de tamanho grande.
A confecção do crachá deverá ser atividade integrante do trabalho com os nomes, tão usual e importante no início do processo de alfabetização.
Agora, chegou a sua vez de usa a criatividade!
- Escrever o próprio nome em um contexto de comunicação real, ou seja, identificar trabalhos, material escolar, etc.
Estas atividades de alfabetização devem acontecer no início do ano letivo, 2 a 3 aulas, com duração aproximada de 40 minutos.Os alunos precisam saber para que servem os crachás e em que ocasiões eles terão que usar: excursão, em sala de aula, no início do ano, campeonatos esportivos fora da escola etc.
O(a) professora deverá fazer um cartaz relacionando os nomes dos alunos, com a letra maiúscula (caixa alta). Em seguida vai fixar o cartaz em um local bem visível na sala de aula.
Feito isto, deverá ler os nomes do cartaz, para que os alunos saibam todos os nomes ali existentes. Inicialmente ele(a) vai mostrar modelos de crachás e solicitar que busquem informações em casa: se os pais, irmãos, avós que trabalham fazem uso do crachá.
CRACHÁ PARA MENINA - USE O BARBANTE
CRACHÁ PARA MENINO - USE O BARBANTE
O(a) professor(a) vai confeccionar, recortar e distribuir um cartão do tamanho de uma crachá para cada aluno. Vai prender um barbante para que, depois de pronto, os alunos possam usá-lo, lembrando que os alunos que tem o mesmo nome deverão preencher o segundo nome, com a letra de tamanho grande.
A confecção do crachá deverá ser atividade integrante do trabalho com os nomes, tão usual e importante no início do processo de alfabetização.
Agora, chegou a sua vez de usa a criatividade!
Autoria da atividade: Adiléa Generoso
SIGA-ME NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/dicasparaomaternal.blogspot.com.br/ Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @espaçomaternal
EXPLORANDO NOMES ATRAVÉS DOS CRACHÁS DOS ALUNOS
Reviewed by Adiléa Generoso
on
sexta-feira, outubro 04, 2019
Rating:
Nenhum comentário: