No início do ano letivo, momento de volta às aulas, principalmente nas turmas de alfabetização, é importante que os alunos encontrem um ambiente alfabetizador, capaz de estimular e desafiar o aprendiz em seu processo de aprendizagem.
Entende-se como ambiente alfabetizador:
- Espaço bem preparado, com materiais de interesse das crianças, cantinho de leitura, com os diversos gêneros textuais, silabário, materiais pedagógicos, alfabeto de parede, cartazes, numerais e quantidades, combinados para a sala de aula, etc...
Entende-se como ambiente alfabetizador:
- Espaço bem preparado, com materiais de interesse das crianças, cantinho de leitura, com os diversos gêneros textuais, silabário, materiais pedagógicos, alfabeto de parede, cartazes, numerais e quantidades, combinados para a sala de aula, etc...
SUGESTÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DESTE AMBIENTE:
➤Alfabeto num varal, perto dos alunos e na altura deles, no início do ano.
➤Espaço para exposição de textos usados na leitura compartilhada, para que eles possam recuperá-los quando quiserem.
➤Mural para exposição da produção dos alunos.
➤Biblioteca de classe, com materiais diversos de leitura.
➤Calendário com uma folha para cada mês que poderá ser preso a um cabide de saia (os alunos deverão receber uma folha de calendário similar para prender no caderno no começo de cada mês, para que façam a mesma marcação do calendário grande).
➤Listagem com o primeiro nome de todos os alunos, organizados em ordem alfabética e tendo a letra inicial destacada em vermelho (usar letra maiúscula).
➤Numerário (sequência numérica de 0 a 10 e numeral/ quantidade/ número).
É importante, neste processo fazer a nomeação de todos os objetos existentes em sala de aula. A professora vai fazer pequenas faixas do tamanho da folha A4: PORTA - JANELA- CADEIRA - MESA -
QUADRO - LIXEIRA - ARMÁRIO e fixar nos respectivos objetos.
Assim os alunos vão observar as letras inicias de cada objeto, fazer comparações e identificação de quantidade de letras, letras que iniciam com as letras dos nomes dos alunos, etc.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário