BNCC: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL




Este é um planejamento anual para a Educação Infantil de acordo com a BNCC:
ARTES VISUAIS
– Valorizar as suas próprias produções e das outras crianças e da produção de arte em geral. – Explorar das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais para o fazer artístico. 
 – Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação. 
 – Coordenar vários segmentos motores como recortar, colar, encaixar, pintar, desenhar, alinhavar, amassar, abrir e fechar, amarrar e desamarrar e outros; 

 IDENTIDADE E AUTONOMIA: 
– Ter uma imagem positiva de si ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades; 
 – Identificar algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação. 
 – Participar em situações de brincadeira nas quais as crianças escolham os parceiros, objetos, os temas, o espaço e os personagens. 
 – Participar na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolva ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros. 
 – Expressar e manifestar o controle progressivo de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas. 
 – Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas a saúde e higiene; 
 – Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade; 
 – Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências; 
 – Participar de situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço. 

 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: 
– Fazer uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos, e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano; 
 – Conhecer e participar em jogos verbais, como parlendas, poemas e canções. 
 – Expressar idéias através do desenho. 
 – Observar e manusear e familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros gêneros textuais; 
 – Apreciar, participar e reproduzir a leitura feita pelo professor; 
 – Reconhecer o seu nome escrito, sabendo aplicá-lo nas diversas situações do cotidiano. 
 – Participar de situações que envolvam a necessidade da expressão oral argumentando suas idéias e pontos de vista. 

 MATEMÁTICA: 
– Utilizar da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconhecem sua necessidade. 
 – Construir as primeiras idéias sobre quantidade. 
 – Utilizar de noções simples de calculo mental como ferramenta para resolver problemas.
 – Explorar e identificar propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, faces etc… 
 – Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano. 
– Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas utilizando seus conhecimentos prévios. 
 – Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se como integrante, dependente e agente transformador e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação. 

MOVIMENTO: 
– Perceber as estruturas rítmicas para expressarem-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos. 
 – Participar em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc. para ampliar gradualmente conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
 – Valorizar as suas conquistas corporais. 
 – Utilizar recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.
 – Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações. 
 – Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos. 
 – Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos, elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o seu corpo. 

MÚSICA: 
– Participar em jogos e brincadeiras que envolvam dança e/ ou a improvisação musical. 
 – Desenvolver a memória musical. 
 – Escutar e apreciar obras musicais de diversos gêneros. 
 – Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo. 
 – Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, composições e interpretações musicais. 

 NATUREZA E SOCIEDADE: 
– Participar em atividades que envolvam brincadeiras e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras. 
 – Identificar alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição. 
 – Valorizar atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente. 
 – Cuidar dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção de acidentes e sua conservação. – Perceber os cuidados com o corpo, com a prevenção de acidentes e com a saúde de forma em geral.
 – Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo. 
 – Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico do seu grupo social e de outros grupos; – Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies para a qualidade de vida humana.
–Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, e entrando em contato com formas diversas de expressão artística.

FONTE: Colégio Vitória Régia

SIGA-ME NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/dicasparaomaternal.blogspot.com.br/ Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @espaçomaternal


BNCC: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL BNCC: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Reviewed by Adiléa Generoso on quinta-feira, janeiro 24, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.